Saiba mais

Divulgação Científica -  se refere a todas as atividades que visam fazer a difusão dos conhecimentos científicos para a público não especializado nos assuntos, seja ele um pesquisador de uma outra área do conhecimento ou pertencente aos grupos externos às instituições de pesquisa.

Essa prática pode se dar através da mídia (jornais, revistas, rádio, televisão, internet) e por meio de palestras e audiências públicas, sendo importante para o desenvolvimento da ciência uma vez que ela é responsável pela divulgação de resultados e novos conceitos obtidos pelos pesquisadores para toda a sociedade possibilitando debates sobre conceitos e os rumos da ciência bem como o reconhecimento de novos talentos para as práticas acadêmicas.

Diversidade e Inclusão - o conceito de diversidade está relacionado à pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagens, heterogeneidade e variedade. A inclusão é a comunhão dos diferentes, dos contrários e deve fomentar a relação igualitária que sobre passa uma simples tolerância mútua.

Portanto, o termo diversidade e inclusão envolve toda e qualquer ação que reconheça as pessoas com necessidades especiais e que fomente as práticas legais que garantam a inserção destes na sociedade (sistema escolar, atividades profissionais e práticas sociais) através da acessibilidade (elevadores, rampas, poltronas adaptadas, interpretes de LIBRAS, computadores adaptados, entre outros) possibilitando assim criar-lhes sistemas especiais em que possam desenvolver seus potenciais e contribuir para a ampliação das práticas que garantirão a inclusão em sua plenitude.


O Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) iniciou-se em 2013 e reúne um núcleo de docentes de cunho multi e interdisciplinar cujo intuito é levar a formação continuada de um indivíduo autônomo, multiplicador e divulgador, capaz de fazer escolhas e de responsabilizar-se por estas através das competências adquiridas.
A proposta pedagógica do CMPDI está baseada em dois pilares principais: diversidade e inclusão associados sempre ao ensino e ao saber-fazer caracterizando sua identidade com a área ENSINO da CAPES.

O objetivo principal do CMPDI é dar a cada discente a oportunidade de pesquisar e realizar na prática suas atividades, dando ênfase ao saber-fazer. Para saber mais acesse: http://www.cmpdi.uff.br.


Universidade Federal Fluminense (UFF) - é uma instituição pública de ensino superior sediada no município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, com Campus avançados nos municípios de Angra dos Reis, Volta Redonda, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes, Santo Antônio de Pádua e em Oriximiná no Estado do Pará, sendo a universidade mais interiorizada do Brasil.

Essa universidade foi criada em novembro de 1960 a partir da incorporação de cinco faculdades federais (Direito, Farmácia, Medicina, Odontologia e Veterinária), de três escolas estaduais (Enfermagem, Engenharia e Serviço Social) e agregação de duas faculdades particulares (Ciências Econômicas e Filosofia). Atualmente, ela congrega 32 unidades de ensino c om 16 institutos, 11 faculdades, 6 escolas e 1 colégio de aplicação) e 2.370 professores que atendem a 49 mil estudantes distribuídos em 136 cursos de graduação (presencial e à distância). Para saber mais acesse: http://www.uff.br.







3 comentários:

  1. Estamos iniciando as atividades no blog e esperamos assim contribuir na ampliação da inclusão social de pessoas com necessidades especiais.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta iniciativa!
    Estou disponível para projetos de colaboração visando utilizar conhecimentos de neurociência na preparação de material didático para alunos de AH. (sala de recursos)
    Att. Prof. Amauri Bartoszeck/UFPR C:9147-4865

    ResponderExcluir